por Cassiano Rodka
O novo álbum do compositor belga Sioen traz uma sonoridade bem diferente dos três anteriores. O estilo roqueiro jazzístico do pianista aparece dessa vez mesclado a ritmos africanos, fruto de uma visita do cantor ao continente.
Tudo começou com um convite da Oxfam, uma confederação de 13 organizações que trabalham juntas para lutar contra a pobreza e a injustiça no mundo. Para chamar atenção para a sua causa, a Oxfam convidou Sioen a visitar a cidade de Soweto na África do Sul e tocar com músicos locais.
Assim, o cantor conheceu Pops Mohamed e Khaya Mahlangu, dois conhecidos músicos africanos. Começou a compor com eles e outros instrumentistas locais e gostou tanto da experiência, que resolveu marcar um show com eles na Bélgica durante o Gentse Feesten em julho de 2008. O concerto foi aclamado por público e crítica, fazendo com que Sioen decidisse voltar a Soweto para registrar as canções em um disco.
Intitulado “Calling Up Soweto”, o 4º álbum do pianista é uma homenagem à África e suas raízes. O resultado é uma mistura de vocais percussivos, tambores tribais, saxofones oitentistas e pitadas de reggae. Há até um sabor brasileiro em algumas faixas, principalmente “Wash Away”, que me lembra muito Tom Zé. Já “Sailing a Ship” chama atenção pela interessante progressão de cordas que parece tropeçar sobre os vocais tranquilos da canção. “Son of a Gun” é um reggae-rock com um riff bem clássico e saxofones jazzísticos. Impossível não ficar com os gritos de “arre-arra” na cabeça depois de escutá-la.
O disco segue com experimentalismo na claustrofóbica “Umuntu Ngumuntu Ngabantu” e na esquisitinha”Robot” e termina com duas belas faixas: “We’re Gonna Take It Easy”, com ares de balada social de John Lennon, e “Can’t Close His Eyes”, uma delicada balada com belos vocais, perfeitinha para fechar com chave de ouro essa excelente seleção de canções
O clipe do primeiro single, “Automatic”:
“Son of a Gun” ao vivo no show de lançamento do álbum em 28 de fevereiro: