por Cassiano Rodka
Às vezes, as melhores ideias surgem nos momentos mais ociosos: no chuveiro, esperando um ônibus ou, no caso de Jon Lawler, no intervalo entre o segundo e terceiro disco dos Fratellis.
Durante o hiato da banda, o guitarrista e vocalista decidiu juntar-se com a cantora Lou Hickey para criar um grupo que misturasse o background roqueiro dele com as raízes jazzísticas dela. E assim nasceu o Codeine Velvet Club.
O primeiro single da banda, “Vanity Kills”, foi também a primeira colaboração entre Jon Lawler e Lou Hickey. Lançada em 23 de novembro de 2009, a faixa trazia os dois artistas dividindo os vocais, o que seria uma característica das composições da banda. A combinação das vozes, aliás, é um dos pontos altos das canções e funciona muito bem, tanto em estúdio quanto ao vivo.
Com o lançamento do álbum homônimo da banda, veio o segundo single, “Hollywood”. A banda foi indicada ao MTVU Award na categoria de melhor videoclipe, chamando maior atenção do público e da mídia internacional e garantindo uma turnê nos Estados Unidos em 2010.
Recentemente, Jon Lawler decretou o fim do Fratellis, eliminando a possibilidade de um terceiro álbum. Ou seja, o Codeine Velvet Club deixa de ser apenas um projeto criado para passar o tempo e torna-se sua banda principal. O vocalista também declarou que a dupla já está compondo novo material para um segundo disco. Melhor assim, pois se o grupo entra em hiato, é capaz do compositor criar outra banda!