por Cassiano Rodka
Conhecido por trabalhar com artistas como Caetano Veloso, Los Hermanos, Adriana Calcanhotto e o projeto +2, Kassin lançou recentemente “Sonhando Devagar”, primeiro disco que leva apenas o nome do músico na capa.
Bem diferente do eletrônico experimental de “Free U.S.A.”, primeiro disco solo de Kassin (lançado sob a alcunha de Artificial e cujo show tive o prazer de trazer para Porto Alegre em 2006), este novo trabalho traz uma sonoridade bem brasileira. As canções foram inspiradas em sonhos do músico e foram gravadas em grande parte ao vivo, para dar um ar espontâneo às faixas.
Nas 10 músicas que compõem o disco, Alexandre Kassin deixa claro por que razão ele tornou-se um dos produtores mais requisitados no Brasil. Kassin tem um jeito muito próprio de criar suas canções, misturando diversas referências bem brasileiras com sonoridades contemporâneas. O resultado é uma MPB atual e divertida, onde Tom Jobim toca lado a lado com o Ween.
As letras são despretensiosas e sempre bem humoradas. Situações cotidianas viram música, como é o caso da ligação telefônica frustrada de “Fora de Área” e a impagável “Calça de Ginástica”, que é a “Garota de Ipanema” dos anos 2000 e muito provavelmente a música do ano.
Escute o álbum completo em streaming: http://www.coqueiroverderecords.com/kassin/