Literatura

White tree

white-tree_p2
imagem: Clarice Casado

por Clarice Casado

Não. Esta não é uma crônica natalina. Mas é uma mini crônica precocemente pré-natalina, e vou agora lhes dizer por quê.

A árvore que fica na rua paralela à minha acordou hoje toda florida. Toda branca.
Todo ano, no mesmo período, alguns dias antes da entrada da primavera, meus filhos e eu esperamos ansiosos para vê-la em seu momento mais esplendoroso. Ela começa preguiçosa; tímida, até, com poucas folhinhas, quando, da noite para o dia, surge total e brancamente frondosa, enchendo nossos olhos de admiração e nosso coração de uma imensa felicidade. É um verdadeiro espetáculo, que dura apenas poucos dias, já que as lindas folhas brancas mal brotam e logo começam a cair, proporcionando um segundo espetáculo: uma lenta chuva de pétalas branquinhas, que deixam o sempre sujo chão da rua mais alvo do que nunca.

São espetáculos singelos, porém muito peculiares e especiais, que mudam meu ano. A árvore branca no seu clímax inaugura, para mim, o melhor período do ano: traz os doces ventos da primavera, que sempre me remetem aos inesquecíveis dias de outubro e novembro em que nasceram meus dois filhos, e me coloca de modo imediato em intensos preparativos para seus aniversários, que trazem família, amigos e grandes comemorações. Faz com que comecem a brotar também os planos de férias, me levando a arquitetar com carinho e ansiedade os dias especiais em que fugiremos daqui e seremos, mais uma vez, uma família em busca de aventuras e descobertas em terras distantes. Me envolve, finalmente, nos afazeres pré-natalinos, que me enchem de absoluta alegria e excitação, e culminam justamente no que me levou  escrever hoje esta crônica: o Natal e a chegada do novo ano. Amo tudo isto.

Para mim, este, sim, é que representa o momento de renovação do ano: não é a Páscoa, e nem o 1o de janeiro. Minha sensação de frescor e o aroma de novidades iniciam-se no exato dia em que vejo a nossa árvore branca toda florida, nos prometendo mais, sempre mais.

white-tree-01
1º dia
White tree 02.jpg
2º dia
White tree 03.jpg
3º dia
white-tree-06
6º dia

Um comentário em “White tree”

Deixe um comentário