Literatura

Isabel em flor

Isabel em flor_P2
imagem: Cassiano Rodka

Para a Beli e, obviamente, para o pequenino fruto que ora habita seu sarado ventre

De tempos em tempos, meu mundo transborda surpresas. Sou daquelas que adota pessoas. Amo amar. Doar. Dividir pedacinhos meus. Saber que minha prima Isabel está em flor foi a última delas: “Claris, estou grávida.” E eu me vi chorando. A minha prima-irmã (irmã-prima, como prefiro chamar) Beli é uma dessas pessoas que adotei ao longo da vida. A questão principal da “adoção afetiva” é aquela vontade incondicional de proteger aquela pessoinha. Mas a pessoinha precisa querer ser protegida também. A Bel é muito aberta para o amor, assim, nossa relação adotiva funcionou perfeitamente desde o início.

Tenho uma irmã de sangue e mais quatro de coração (e um pouco de sangue também, porque somos primas duas vezes: eu adoro explicar nossa relação de parentesco para as pessoas e vê-las com aquela expressão ótima de “What the fuck??”!). Bom, nossa irmandade, à qual chamamos carinhosamente de “Carnes Dall’Agnol”, uma piada interna, e, como qualquer piada interna, proibida de ser explicada e só entendida pelos membros daqueles microcosmos, quando muito por alguns satélites! Assim, nós seis, eu, Cami, Luluca, Laurinha, Beli e Livinha somos parte da formação original das “Carnes”. Em 2005, tivemos a adição valiosíssima da minha filha Angelina, já bem conhecida dos meus leitores, e em 2016, chegou a amada Martina, minha primeira sobrinha, filha da Livinha, a caçula das “Carnes”. Desse modo, agora somos oito. Entre nós, circula aquele amor de irmãs, com muitas confidências e conselhos, sempre regado a muitas Margaritas, vodca com guaraná pra Bel, Cosmopolitans, Aperol Spritz, Champas, e mais recentemente, o renascido dos 60s, Gin&Tonic!

Bom, o texto era pra falar da Bel em flor, e acabei desviando pras Carnes todas… Sem problemas, porque, conosco, é aquela coisa meio “Três mosqueteiros”, se uma está no barco, estaremos todas. O que eu quero com este texto é fazer uma homenagem bem explícita a este momento da Beli, minha mana, minha prima, minha protegida, minha aluna de poesia, meu ouvido para todas as horas. É muito estranho imaginar que, essa que um dia vi micro guria, fazendo mil loucuras, agora é mãe! Quero que ela saiba que a tarefa é árdua e exaustiva, porém, magnífica. Nada se compara à criação de um filho. É aquele amor altruísta e ao mesmo tempo egoísta, afinal, amas um pedacinho de ti mesmo, sem pudores, que maravilha…! E Bel terá um menino, Vicente, o que é tão diferente para nós, uma família predominantemente de mulheres. Fico imaginando o quão mimado será esse gurizinho por esse bando de entusiasmadas tias! Lucky boy!

Depois de todo este papo, o que quero deixar registrado para a minha Beli new mommy é: nesta jornada deliciosa da maternidade, não há erros. Há apenas várias tentativas no sentido de acertar, sempre. E há milhões de acertos. Há só o melhor de nós, em cada gesto carinhoso, em cada fralda trocada, em cada momento de mamada, em cada troca de olhares, em cada banho, em cada papinha, em cada passeio de carrinho, em cada noite mal dormida, em cada dia exaustivo e ao mesmo tempo delicioso com ele, em cada nova palavra que ele vai aprender, em cada vez que se sente aquele cheirinho de baby, em cada risadinha e cada gritinho que ele vai dar, em cada música dos Beatles que ele ouvir pela primeira vez, em cada passinho inicial dele, e em cada poema que a Bel vai escrever sobre ele e para ele. Sim: há aquele famoso “amor incondicional”, um de encher a alma com tanto êxtase, que é melhor que qualquer vodca com guaraná, hehe…!

Que venha nosso gurizinho, e que seja muito feliz em meio às loucuras deliciosas da Família Dall’Agnol!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s