Cinema

Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo!

0424787

              Quando saí do cinema depois de ver “Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo!” (Mamma Mia: Here We Go Again, Ol Parker, 2018) eu pensei bastante sobre a franquia “Velozes e Furiosos”. A série que estreou em 2001 já rendeu oito filmes e tem mais dois com lançamentos previstos para 2020 e 2021. Mas o que um musical baseado na obra do ABBA e uma série sobre carros e explosões têm em comum? Pois é.

mamma-mia-807x454
Meryl Streep liderou o elenco de “Mamma Mia!”.

                “Mamma Mia!” (Phyllida Lloyd, 2008) foi uma ideia muito divertida e bem feita. Impossível não se empolgar ao som das canções que sacodem as pistas desde os anos 70. Meryl Streep na tela, mesmo que fosse lendo uma lista telefônica, já seria interessante. E se não bastasse, o cenário escolhido para o filme é uma ilha paradisíaca na Grécia. Não tinha como ser ruim. E de fato não é. “Mamma Mia!” é divertido pra caramba e funciona, com uma trama gostosa que nos carrega na curiosidade de querer saber quem é o pai de Sophie.

                Aí, dez anos depois, a mesma equipe resolveu fazer “Mamma Mia! Here We Go Again” (Ol Parker, 2018). Um ano após a morte da mãe, Sophie (Amanda Seyfried) empenha-se em realizer o seu sonho e transformar a casa na ilha em um hotel. As antigas amigas da mãe (Julie Walters e Christine Baranski, repetindo os papeis de 2008) voltam à ilha para prestigiar o evento, assim como os “pais” de Sophie (Stellan Skarsgard, Colin Firth e Pierce Brosnan). A presença de Donna é muito forte o tempo todo, deixando o filme com um clima de luto (e nos privando, durante a maior parte do filme, de Meryl Streep). Há um conflito na relação de Sophie com Sky (Dominic Cooper), com quem ela casou no primeiro filme, mas, apesar disso ser mostrado na primeira cena, lá pelo meio ninguém mais lembra. A trama da jovem Donna, envolvida com os três rapazes, não faz o menor sentido porque JÁ SABEMOS o que acontece, em virtude do outro filme. A novidade inusitada é a chegada “surpresa” da avó de Sophie, no último ato do filme, fazendo o número musical mais cheio de novidade do filme.

maxresdefault
Sim, você já viu isso antes.

                “Mamma Mia: Here We Go Again” traz, portanto, o MESMO elenco do filme anterior (só que pior, pois tem uma menor participação de Meryl Streep). Apresenta a MESMA trama do primeiro (só que pior, pois a trama do casamento Sophie/Sky e a descoberta do pai da Sophie era bem mais interessante). Se passa no MESMO cenário do filme anterior e exibe cenas musicais do MESMO conjunto. Algumas canções, inclusive, se repetem: além de “Mamma Mia!”, do título dos filmes, temos também “Super Trouper”, “Waterloo”, e é claro que não poderíamos deixar de escutar “Dancing Queen”.

420042_540506
Cher, com Andy Garcia, protagonizou o principal número musical novo do filme, em “Fernando”.

                O filme chega a ser divertido em alguns momentos, mas o que eu fiquei me perguntando: era necessário voltar a essa história dez anos depois, sem absolutamente NADA a acrescentar? A enrascada na qual Hollywood se meteu segue crescendo: cada vez mais sequências e franquias, que possuem um retorno mais garantido, tomam um espaço que poderia ser ocupado por novas ideias, novos trabalhos e novos roteiros. Voltando à comparação com “Velozes e Furiosos”: pelo menos eles trocam o cenário, de vez em quando.

2 comentários

  1. Muito bons personagens. Mamma Mia se tornou no meu filme preferido. Sua historia é muito fácil de entender e os atores podem transmitir todas as suas emoções. O elenco tambén foi excelente, adorei a participação de Andy Garcia, ele é um ótimo ator. Adoro porque sua atuação não é forçada em absoluto. Suas expressões faciais, movimentos, a maneira como chora, ri, ama, tudo parece puramente genuíno. O vi recém em Tempestade, foi maravilhoso. É um dos melhores filmes ficção cientifica é sensacional! Eu gostei a história por que além das cenas cheias de ação extrema e efeitos especiais, realmente teve um roteiro decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s