Quadrinhos

Pût e Mäq: guerreiros desbocados em busca de aventura

put+maq

Pût e Mäq são duas histórias distintas criadas pelo paulista Eduardo Ribas. Apesar de serem narrativas independentes, as HQs são parte de uma série de aventuras. Cada revista apresenta personagens diferentes em busca de atos de heroísmo em mundos fantásticos. O grande bacana das duas histórias é a maneira que o autor escolheu contá-las. O quadrinista parte de cenários comuns a esse gênero, mas as desventuras encontradas ao longo do caminho e o humor empregado nos diálogos dão uma cor muito especial à leitura.

Em Pût, acompanhamos a jornada de dois aventureiros à procura de uma fortuna guardada por um dragão. Gírias gauchescas, palavrões e pegações no pé são comuns nas conversas da dupla, como se dois moradores do Bonfim (bairro porto-alegrense) tivessem sido transportados para uma terra imaginária. Os diálogos e as cenas de violência contrastam com o traço do desenhista, que tem um quê de cartum infantil.

put03_p2

Em Mäq, duas guerreiras partem em busca de uma lendária espada com a ajuda do espírito de uma feiticeira. Sim, uma história protagonizada apenas por personagens femininas. Na dedicatória, o autor declara que é uma homenagem às mulheres de sua vida que o ensinaram a resistir e persistir. Eu particularmente preferi o roteiro e as personagens dessa revista, ri um bocado com a bruxa que fala pelos cotovelos. Em alguns diálogos, ficou uma sensação de que talvez vejamos essas heroínas novamente em edições futuras.

maq04_p2

As aventuras encontradas em Pût e Mäq são curtas e divertidas, deixando aquele gostinho de quero mais no leitor. Acredito que, com mais histórias produzidas, o autor venha a fazer uma coletânea reunindo as diferentes narrativas. Daria certamente uma boa leitura.

Interessados no trabalho do Eduardo Ribas, deem um pulo no site da Epicdoo: http://epicdoo.iluria.com/

put e maq eduardo ribas ccxp 2018_p2
Rodka com o autor Eduardo Ribas na CCXP 2018.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s