Cinema

Adoráveis Mulheres (Little Women, Greta Gerwig, 2019)

3552774

                “Adoráveis Mulheres” é um romance de Louisa May Allcot publicado em 1868 que retrata a vida de uma família de classe média nos EUA durante o período da Guerra de Secessão. A história sempre teve um apelo muito grande: a versão de Greta Gerwig é a quinta feita apenas por Hollywood. A anterior (1994) tinha Winona Ryder no papel de Jo March. As anteriores são de 1978, 1949, 1933 e 1917 (!!). O livro também aparece como influência na cultura pop, por exemplo, na tetralogia napolitana da italiana Elena Ferrante.

e73007c0b49fd73e68250d81bc0ddf2e
Antes de se mudar para Hawkins, Winona Ryder foi Jo March em 1994

                Se essa história já foi contada tantas vezes, faz sentido contá-la mais uma? Foi a pergunta que me fiz antes de entrar no cinema. A pergunta foi respondida muito, mas muito rapidamente. O filme de Gerwig é maravilhoso. Um filme de época muito bonito. O diretor de fotografia francês Yorick Le Saux usa e abusa dos interiores quentes para nos passar uma sensação de conforto e aconchego enquanto as cenas externas têm uma luminosidade deslumbrante. A trilha sonora de Alexander Desplat lhe rendeu a sua décima primeira indicação ao Oscar (ganhou em 2015 por “Grande Hotel Budapeste” e em 2018 por “A Forma da Água”) e vibra junto com o filme.

mv5by2vjngy4m2itndhmms00ztvllweyn2etowrlngzkyzmwotbixkeyxkfqcgdeqwpnyw1i._v1_ux477_cr00477268_al_  little-women-photos-ss04

little-women-aldkfklja-42344234-2019-798x399-1
A luz inspirada de Yorick Le Saux e a direção precisa de Greta Gerwig

                O elenco tem atuações seguras de atrizes que estão sempre ótimas. É chover no molhado elogiar Laura Dern (Marmee March), Meryl Streep (Aunt March) ou Emma Watson (Meg March). No meio dessas estrelas todas, a atuação de Florence Pugh (Amy March) se destaca,  lhe rendendo uma indicação a Melhor Atriz Coadjuvante. E, bom, não há como falar desse filme sem falar de Saoirse Ronan. A nova-iorquina de 25 anos chega à sua quarta indicação pela sua energética Jo March. O filme todo gira em torno dela e ela assume essa responsabilidade tranquilamente. Se o filme funciona (e funciona!), é por causa de Saoirse. Ela faz a gente torcer por ela mesmo quando Jo é teimosa feito uma mula, e nos faz sentir o que ela está sentindo através de um olhar ou uma torcida de boca.

Saoirse Ronan (Finalized)
Saoirse (pronucia-se “SER-SHEH”) Ronan vive Jo March de maneira brilhante.

                Se o filme todo funciona e se as atuações (em especial de Ronan) se destacam, não podemos deixar de falar do trabalho de Greta Gerwig. A diretora sabia, desde o início, qual história queria contar e como queria fazê-lo. Ela nos conduz pela saga das irmãs March com idas e vindas (inclusive temporais) que não nos confundem, mas nos fazem entender e empatizar com as personagens. Ao escolher um caminho não condescendente (não há legendas avisando em que período temporal estamos), Greta não ofende a inteligência do público e faz com que tenhamos a sensação deliciosa de ir descobrindo as coisas por nós mesmos.

little-women-bts-07184

                A não indicação de Gerwig a Melhor Direção escancara, mais uma vez, o problema de representatividade que vem incomodando Hollywood e em cima do qual devemos bater sempre que tivermos oportunidade. Além da direção de Greta Gerwig ser muito boa (chega a ser ridículo querer comparar com a do indicado Todd Hayes, por exemplo), ela é mais um trabalho feminino excelente que ficou de fora das indicações. Greta foi tratada como a representante das mulheres enquanto os trabalhos de Céline Sciamma (“Retrato de Uma Jovem em Chamas”) ou Kasi Lemmons (“Harriet”) não ficam atrás de vários dos indicados e poderiam (e deveriam) ter chamado mais atenção nas premiações.

                Enfim, veja “Adoráveis Mulheres”, que é daqueles filmes de sairmos do cinema de coração quentinho e um sorriso no rosto. Um filme de fazer a gente se sentir bem em tempos que tanto tentam nos fazer nos sentir mal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: