Quadrinhos

A Nova Califórnia: Lima Barreto em quadrinhos

A Nova Califórnia capa

A presença de um desconhecido na pequena cidade de Tubiacanga deixa todos desconfiados. Por que o homem se mudou para lá? Por que ele quase nunca sai de casa? O que os moradores mal sabem é que o grande segredo do visitante vai mudar a vida de todos para sempre.

O conto “A Nova Califórnia” de Lima Barreto é transformado em uma bonita graphic novel, roteirizada e ilustrada pelo quadrinista Daniel Araujo. No traço do desenhista, os cidadãos de Tubiacanga ganham personalidade através de versões caricaturescas: são extremamente baixinhos ou altos, têm cabeças muito grandes ou não possuem pescoço. Tudo para facilitar a nossa diferenciação dos vários personagens dessa história. Funciona muito bem e logo conseguimos compreender o que se passa na cabeça de cada um deles. Menos na de Raimundo Flamel, é claro. O misterioso forasteiro criado por Lima Barreto continua um enigma.

O conto de Lima Barreto é um grande ensaio sobre o egoísmo e a cegueira que podem surgir no ser humano quando este é levado a crer em fórmulas mágicas para melhorar a sua vida. Despido da razão, ele acredita em qualquer coisa e pode se transformar em um animal em busca da sobrevivência. O texto segue sendo muito atual, servindo de espelho para qualquer brasileiro que aposta nas promessas absurdas de um farsante e enterra a razão a sete palmos do chão.

A Nova Califórnia 01

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: