A presença de um desconhecido na pequena cidade de Tubiacanga deixa todos desconfiados. Por que o homem se mudou para lá? Por que ele quase nunca sai de casa? O que os moradores mal sabem é que o grande segredo do visitante vai mudar a vida de todos para sempre.
O conto “A Nova Califórnia” de Lima Barreto é transformado em uma bonita graphic novel, roteirizada e ilustrada pelo quadrinista Daniel Araujo. No traço do desenhista, os cidadãos de Tubiacanga ganham personalidade através de versões caricaturescas: são extremamente baixinhos ou altos, têm cabeças muito grandes ou não possuem pescoço. Tudo para facilitar a nossa diferenciação dos vários personagens dessa história. Funciona muito bem e logo conseguimos compreender o que se passa na cabeça de cada um deles. Menos na de Raimundo Flamel, é claro. O misterioso forasteiro criado por Lima Barreto continua um enigma.
O conto de Lima Barreto é um grande ensaio sobre o egoísmo e a cegueira que podem surgir no ser humano quando este é levado a crer em fórmulas mágicas para melhorar a sua vida. Despido da razão, ele acredita em qualquer coisa e pode se transformar em um animal em busca da sobrevivência. O texto segue sendo muito atual, servindo de espelho para qualquer brasileiro que aposta nas promessas absurdas de um farsante e enterra a razão a sete palmos do chão.