Música

Histoire de Melody Nelson, Serge Gainsbourg

Um disco ou um livro? Histoire de Melody Nelson é a obra prima de Serge Gainsbourg. Um álbum conceitual onde cada música é um capítulo que conta a história do encontro acidental do narrador com uma garota por quem se apaixona, a jovem Melody. Acidental mesmo, ele atropela a bicicleta dela com o seu Rolls Royce. 

A história espelha um pouco do que estava acontecendo na sua vida real. O cantor francês conheceu a atriz inglesa Jane Birkin no set do filme Slogan. Não foram com a cara um do outro. Mas não por muito tempo. Ambos ficaram curiosos pela personalidade de cada um e, muito aos poucos, foram inesperadamente se apaixonando. O romance inspirou a história do disco. 

Originalmente, Serge queria musicar um poema do livro Lolita, de Vladimir Nabokov, mas como um certo cineasta – Stanley Kubrick – tinha comprado os direitos para fazer um filme, não deu certo. Mas em vez de desistir, o compositor criou sua própria personagem, Melody. A inspiração veio do segundo nome de sua musa: Jane Mallory Birkin. 

Para criar as músicas, ele convidou o maestro Jean-Claude Vannier, com quem ele já havia trabalhado em trilhas sonoras e que foi imprescindível para criar o clima cinematográfico do disco. A narração foi feita por Serge, que já tinha essa maneira meio falada de cantar. E as partes de Melody ficaram por conta de Jane Birkin. O resultado é um disco com uma atmosfera misteriosa, ora sensual, ora trágico, que tem um desfecho tão abrupto quanto o encontro inicial dos dois personagens. 

A versão de 40 anos que saiu em vinil conta com fotos inéditas e histórias da gravação, além de versões alternativas das músicas e uma faixa inédita: Melody Lit Babar, que Gainsbourg resolveu deixar de fora, pois acreditava que era muito felizinha e quebrava o clima do disco. De fato, ele tinha razão. Mas escutar essa faixa inédita atualmente é como encontrar um capítulo perdido de Lolita. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: